Título
Chegar à universidade: um estudo sobre e com os ingressantes do curso de Pedagogia da Unicamp
Assunto
A pesquisa se inscreve no cenário de ampliação do acesso ao ensino superior e de diversificação do público estudantil no Brasil nas duas últimas décadas e focaliza os estudantes ingressantes no curso de Pedagogia da Unicamp. Seus principais objetivos são: i) compreender os fenômenos da evasão e da permanência estudantil, notadamente, os fatores associados ao fracasso e ao sucesso dos estudantes no curso e, de maneira ampla, na universidade; ii) promover, por meio da própria realização da pesquisa, maior engajamento dos ingressantes no curso e na universidade; iii) propiciar uma primeira aproximação desses estudantes com atividades de pesquisa. O estudo, de caráter qualitativo, mobiliza diferentes estratégias de pesquisa e fontes de dados: coleta e análise de dados estatísticos processados pela Comvest, DAC, SAE, SAPPE relativos aos estudantes da Pedagogia (e da Unicamp em uma perspectiva comparada); realização de entrevistas com roteiro com membros da coordenação do curso e de órgãos da universidade de apoio aos estudantes e sua análise; aplicação de questionários a estudantes; análise dos diários produzidos voluntariamente pelos ingressantes. Inspirado nos trabalhos de Coulon (2005) e de Pinte (2018), o desenho da pesquisa prevê o envolvimento dos estudantes (especialmente os ingressantes) em várias etapas, desde a produção de dados (realização dos diários), aplicação de questionários aos estudantes mais adiantados e discussão dos resultados.
Equipe
Helena Sampaio (coordenadora), Cibele Y. Andrade (pesquisadora NEPP/Unicamp), Carlos Eduardo S. Burgos Dias (doutorando PPGE/Unicamp), Michelle Cristine da Silva Toti (doutoranda PPGE/Unicamp), Rafael Rodrigues (Bolsista IC, graduação Pedagogia), Maria Salim (Bolsista IC, graduação Pedagogia), Lívia Chung (Bolsistas IC, graduação Pedagogia), Isabela Salvador Martinez (Bolsistas IC, graduação Pedagogia), Mariana de Castro Lourenço (Bolsistas IC, graduação Pedagogia).
Financiamento
FAEPEX/ Unicamp