Chantal Medaets


Título

Estudantes indígenas na Unicamp e na UFSCar: experiências sob a lente da etnografia

Assunto

O objetivo da pesquisa é de realizar um conjunto articulado de etnografias junto a estudantes indígenas inscritos em cursos regulares na Unicamp e na UFSCar. A mesma atenção dada aos estudantes indígenas será também acordada aos professores, funcionários, gestores e outros estudantes da universidade que interagem com eles: o foco será nas relações e nos processos de mediação cultural produzidos pelos diferentes atores. Que imagem os estudantes indígenas são convidados a apresentar publicamente quando estão na universidade? Como respondem a esses convites e o que propõem os diferentes grupos de estudantes? Não se buscará, assim, caracterizar o que seria “a cultura” de um ou dos diferentes grupos indígenas que passam a frequentar uma instituição e como se daria “o encontro de cultura(s)” entre estudantes e instituição, mas sim descrever os discursos e práticas em torno de termos, temas ou “bandeiras” que emergem nessas relações (como “educação intercultural”, “saberes ancestrais”, “epistemologias indígenas”, etc.). Autores da sociologia pragmática que analisam as condições de possibilidade da emergência no espaço público de uma “causa” contribuem para entender as negociações de sentido. A literatura em Sociologia da Educação, nos estudos sobre estudantes de camadas populares que ingressam em instituições seletivas de ensino superior, é igualmente mobilizada permitindo uma atenção a dinâmicas de classe social, desigualdades e desafios na apropriação da cultura “legítima” (Bourdieu) que estudantes indígenas possam ter em comum com estudantes de classes populares.

Equipe

Chantal Medaets (coordenadora), Maurício Arruti (pesquisador associado), Antônio Guerreiro (pesquisador associado, professor IFCH/ Unicamp), Elise Capredon (pesquisadora associada, prof. Univ. Lyon 2), Juliana Jodas (pesquisadora associada, doutora em Antropologia/ Unicamp), Flávia Longo (pesquisadora associada, doutora em Demografia/Unicamp), Veronica Monachini de Carvalho (pesquisadora associada, doutoranda IFCH), Edilene Alves da Silva (Bolsista IC, Graduação Pedagogia), Ingrid Corsi (Bolsista IC, Graduação Ciências Sociais), Marina Romero (Bolsista IC, Graduação Ciências Sociais), Iandra Moretti (Bolsista IC, Graduação Ciências Sociais). 

Financiamento

Programa Jovem Pesquisador - FAPESP